Comunidade Transfiguração – O lado social


O Silêncio Não Brinca

No mês de maio todo o Brasil volta as atenções para a luta contra a exploração e o abuso sexual infantil, um mal que atinge a todos nós e principalmente as nossas crianças, por isso, como defensora da família e dos direitos da criança e do adolescente, a Comunidade Católica Transfiguração, promoveu uma ação para conscientização chamada: O Silêncio Não Brinca, o silêncio de uma criança pode falar muita coisa!
O projeto levou as escolas municipais do ensino fundamental da cidade de Itajaí-SC uma apresentação teatral, que demonstrava a perda da inocência da criança abusada, suas conseqüências, mudanças de comportamento e as maneiras de ajudá-la, e também uma roda de conversa onde as crianças e educadores eram conscientizados sobre prevenção e denúncia dos casos. O projeto também realizou um pedágio onde foi distribuído material para conscientização para toda sociedade.

Os resultados puderam ser vistos muito rápido, em quase todas as escolas, depois da passagem do projeto, crianças que sofriam por esse mal, tomaram coragem e denunciaram os abusos aos orientadores escolares que, com as autoridades competentes, ofereceram todo o apoio para que as medidas cabíveis fossem tomadas e com o tratamento correto, as crianças abusadas tivessem suas vidas restauradas.
Além do projeto “O Silêncio Não Brinca” a Comunidade Católica Transfiguração, em prol da campanha do setembro amarelo, realizará a ação “Há Outra Saída”, onde fará ações nas ruas e nas escolas de Itajaí para a prevenção do suicídio.

A Comunidade também auxilia a paróquia São Vicente no projeto social “Kombi da Sopa” que leva alimento aos moradores de rua.

Por: Alisson Alves